Diferença entre fios de tela na Serigrafia

03/08/2021 14:35

A malha é feita de fios verticais e horizontais entrelaçados. Para a impressão, a tinta é vazada pelo espaço entre um fio e outro

O nome correto para falar da quantidade de fios numa tela é lineatura. Ela é medida pela quantidade de fios entrelaçados por cm². Dessa forma, o que define o número de fios da tela serigráfica - fio 55, fio 120, por exemplo - é a quantidade de fios que cabem num centímetro.

Como em qualquer outro tecido, os fios horizontais e verticais de uma tela serigráfica ficam entrelaçados. O espaço entre esses fios é por onde a tinta vaza e, por pressão do rodo de serigrafia, carimba o produto.

Ao fazer a compra de telas para serigrafia, provavelmente você vai se deparar com uma quantidade significativa de opções de malhas disponíveis, como 55 fios, 60, 77, 120, 150 fios, entre outras.

Pouca quantidade de fios por centímetro permite maior passagem de tinta, enquanto maiores quantidades de fios, por possuírem a malha mais fechada, limitam a passagem de tinta da tela para o produto.

Sabendo que tipo de produto será serigrafado, não é difícil acertar na tela ideal para serigrafia. Cada lineatura possui vantagens e desvantagens, sendo indicadas lineaturas diferentes para cada tipo de trabalho.

Lineaturas mais “abertas” (44 fios, 55 fios), por permitirem maior passagem de tinta da tela para o produto, são indicadas na serigrafia de desenhos com traços mais grossos, enquanto lineaturas mais “fechadas” (77 fios, 120 fios), com menor passagem de tinta, para impressão de desenhos com mais detalhes e traços finos.

Além de malhas com diferentes lineaturas, no mercado existem telas serigráficas feitas de nylon e de poliéster. Veja as diferenças:

Diferença entre telas de Nylon e Poliéster

Originalmente, as telas para serigrafia eram feitas de seda, daí o nome silk screen: Silk do grego sericos (seda) e grafia de graphos (escrever). Com a criação do nylon e, depois, do poliéster, as telas passaram a ser confeccionadas com estes materiais.

Atualmente, as telas de poliéster, além de preço mais acessível, têm maior aceitação no mercado. A diferença entre estes dois materiais é que o nylon é mais elástico e possui maior resistência mecânica, enquanto o poliéster, por possuírem menos elasticidade, é mais resistente e estável.

Por conta de sua elasticidade, o nylon pode ser utilizado na serigrafia de substratos cilíndricos, facilitando o processo de impressão. Já o poliéster, por não possuir nenhuma elasticidade, é indicado para impressões planas.

Escolha da tinta e lineatura da tela

Além de levar em conta as características do produto (plano, cilíndrico, arte com pouco ou muitos detalhes), é preciso equilibrar a lineatura da tela com o tipo de tinta que será utilizado na serigrafia.

Em telas com menos fios, uma tinta mais aguada (menos viscosa) pode borrar a impressão do desenho. Em telas com mais fios, tintas espessas podem entupir os espaços entre os fios, também prejudicando a qualidade da impressão.

A Meu Copo Eco Indústria

Localizada em Florianópolis, Santa Catarina, a Meu Copo Eco Indústria trabalha há mais de 10 anos atendendo a eventos de grande e médio porte, entregando serviços de injeção e decoração em tempo recorde e com a melhor qualidade do mercado.

A Meu Copo Eco Indústria oferece serviços de impressão com dados variáveis em conjunto com impressão In Mould Label. Produtos com imagens em alta definição e sem limites de cores que garantem lembranças de momentos únicos e especiais.

Conheça os serviços oferecidos pela Meu Copo Eco Indústria e solicite um orçamento!