Existem algumas diferenças entre a impressão digital a a flexografia. Embora ambas se destinem ao mesmo propósito — a decoração de rótulos, etiquetas e embalagens — dependendo do seu projeto, um processo de impressão pode ser mais vantajoso que o outro.
Para que você não erre na sua escolha, preparamos este post com tudo o que você precisa saber na hora de decidir qual a melhor — e mais barata — decoração para seu produto.
O que é Flexografia?
Máquina de impressão flexográfica. Cada um dos cilindros transfere uma cor para o substrato
A flexografia é um processo que utiliza de uma forma cilíndrica em alto relevo, também chamada de cliché, para a decoraçãode rótulos e embalagens. A impressão ocorre de forma indireta, da matriz para o substrato, que pode ser um filme plástico, papel, tecido, papelão, etc.
Para a impressão flexográfica é necessário a utilização de um molde ou forma que contém o desenho da arte a ser gravada. Este molde funciona como um carimbo, onde as partes em relevo recebem tinta e “carimbam” o substrato, enquanto as partes em menos evidência não recebem cor e, portanto, não deixam marcas.
A flexografia é amplamente utilizada na impressão de rótulos e etiquetas em larga escala. Ela está presente nos rótulos auto-adesivos de produtos alimentícios, cosméticos e em muitos outros.
Veja as vantagens deste processo:
Velocidade de impressão
Uma impressora flexográfica é capaz de produzir com rapidez porque a tinta utilizada, que é feita à base de água, solvente ou UV, durante o processo de impressão, passa por um sistema de secagem de ar quente, fixando-se ao substrato instantaneamente.
Alta qualidade
Com a utilização da escala CMYK e a possibilidade de combinação de cores — a cromia — o resultado dos impressos com a flexografia é fiel a arte original, garantindo impressões com excelente qualidade e resolução.
Versatilidade
A lista de produtos que podem ser decorados com flexografia é longa! Dos lisos aos mais porosos, esse tipo de impressão funciona em praticamente qualquer suporte, seja rígido ou flexível.
O que é Impressão Digital?
Impressão digital de etiquetas com dados variáveis para serem utilizadas na decoração In Mould Label
Na impressão digital, a arte é um arquivo digital transferido para uma impressora, e dali para o substrato. Este é um dos processos mais utilizados na produção gráfica, empregado na impressão de papéis, filmes plásticos, rótulos adesivos, vinil ou brindes personalizados.
É por meio da impressão digital que são produzidos os produtos com dados variáveis, como aqueles que contém códigos de barras, QR Code, nomes ou fotos.
A impressão digital não possui um custo fixo nem quantidade mínima de tiragens, como é no caso da flexografia. Isso porque, no processo digital, a arte e o número de tiragens são definidas pelo computador e enviadas direto para a impressora, sem necessidade de molde ou forma.
Além de permitir impressões em pouca quantidade, a ausência de uma forma possibilita a alteração de uma impressão para a outra, facilitando a correção de eventuais erros.
Confira as vantagens da impressão digital:
Ideal para pequenas tiragens
A impressão digital elimina a obrigação de grandes tiragens, tornando-se a melhor escolha para a impressão de rótulos e etiquetas exclusivas. Também é utilizada para testes de impressão.
Personalização
Só a impressão digital permite a impressão de itens com dados variáveis. Com frequência ela é aplicada na impressão de produtos personalizados, como brindes exclusivos que contém um nome ou foto específica.
Diversidade de substratos
O processo digital permite a impressão em materiais lisos, foscos e com diferentes texturas. Além disso, ele é comumente vista na impressão de embalagens transparentes, que garantem um acabamento mais sofisticado ao produto.
Impressão Digital ou Flexografia?
Agora que você já sabe tudo sobre flexografia e impressão digital, chegou a hora de decidir qual processo utilizar.
Para facilitar sua escolha, preparamos um resumo das qualidades e aplicações de ambos os processos de impressão. Confira!
Embora a impressão digital, por unidade, tenha um custo maior que a impressão flexográfica, em tiragens curtas ou de itens personalizados seu uso acaba sendo mais vantajoso financeiramente.
Isso porque, com a impressão digital, você não terá gastos fixos gerados pela confecção de um molde, como é no caso da flexografia. Você pode produzir o número de rótulos, etiquetas ou embalagens que desejar, sem limite mínimo de impressões.
Ou seja: A impressão digital é indicada para casos em que você necessite de poucas tiragens, dados variáveis, impressão sem limites de cores, ou queira investir na super personalização de seus produtos.
Já se a busca é por impressões em grande quantidade, a flexografia lhe proporcionará um melhor custo benefício.
Os custos fixos com a produção de um molde diluem-se graças ao número elevado de tiragens, tornando a flexografia o processo ideal para seu projeto. Vale lembrar que, ao decidir pela flexografia, você não perde nada em qualidade de imagem e tem a vantagem de optar por um processo de produção mais rápido.
A Meu Copo Eco Indústria
Localizada em Florianópolis, Santa Catarina, a Meu Copo Eco Indústria trabalha há mais de 10 anos atendendo a eventos de grande e médio porte, entregando serviços de injeção e decoração em tempo recorde e com a melhor qualidade do mercado.
A Meu Copo Eco Indústria oferece serviços de impressão com dados variáveis em conjunto com impressão In Mould Label. Produtos com imagens em alta definição e sem limites de cores que garantem lembranças de momentos únicos e especiais.
Conheça os serviços oferecidos pela Meu Copo Eco Indústria e solicite um orçamento!