Injeção plástica: Descubra como são feitos os produtos plásticos

08/12/2023 23:00

 

 

Toda a resina termoplástica chega até a indústria em forma de grão. Esses grãos são aquecidos para que derretam e possam ser injetados num molde. No processo de injeção plástica, o plástico é fundido em alta temperatura e se adequa ao formato do molde. 

Após o resfriamento, abre-se o molde e temos em mãos o plástico injetado já na forma do produto, que pode ser um copo, pote, frasco, ou qualquer outro item plástico. 

Cada matéria prima tem um ponto de fusão diferente. A temperatura de fusão do Polietileno tereftalato (PET), por exemplo, é entre 110 a 115 °C. Já o Polipropileno (PP), apresenta seu ponto de fusão entre  160º e 166º C.

As máquinas para a confecção de produtos plásticos são as injetoras de plástico. Existem diversos tipos de injetoras, veja como elas trabalham. 

Como funciona uma Injetora de Plástico

As injetoras são responsáveis por fundir e moldar os polímeros. Existem diversos formatos e modelos de injetoras para confecção de produtos plásticos, elas variam de acordo com a peça que será injetada. Quanto maior a dimensão do produto, maior será a injetora. 

Uma injetora de plástico é formada basicamente por funil, cilindro, rosca, bico de injeção e molde. Além disso, todo seu funcionamento ocorre por meio de um sistema hidráulico, responsável por regular a temperatura da injetora plástica durante o processo.

Funil: é por onde a injetora de plástico é alimentada. A resina termoplástica em forma de grão é inserida no funil e direcionada para a rosca. 

Cilindro: é onde o polímero é fundido por meio de resistências elétricas e do atrito com a rosca.

Rosca: transporta, funde, homogeneiza e dosa o polímero durante o processo de injeção. A rosca está contida dentro do cilindro. Além disso, elas variam de acordo com o produto a ser injetado. 

Bico de injeção: conecta o cilindro ao molde. Assim como no cilindro, esta peça possui resistência elétrica, e sua temperatura — que geralmente é igual a temperatura de fusão da resina termoplástica que está sendo injetada — é configurada através de um painel de controle.

Molde: responsáveis pela forma final da peça, os moldes para injeção de plástico são feitos de aço ou liga metálica.

Ciclo de Injeção do Plástico 

Após o fechamento do molde, o ciclo de injeção do plástico ocorre em 5 etapas:

1. Dosagem: ocorre no cilindro e rosca da máquina injetora. Na dosagem a resina termoplástica é amolecida e dosada para ser injetada no molde. 

2. Injeção: como o próprio nome diz, nesta etapa há a injeção de plástico nas cavidades do molde. 

3. Recalque: esta etapa evita a deformação da peça plástica, visto que impede que o plástico recém injetado na cavidade retorne para a rosca/cilindro. 

4. Resfriamento: ocorre imediatamente após a injeção e serve para que a peça descanse e não corra o risco de ficar deformada.  

5. Extração: mecanismos que fazem parte do molde ejetam a peça plástica já em seu formato final. A ejeção ocorre por meio de pinos ejetores, placa extratora, entre outros. 

A Meu Copo Eco Indústria

Localizada em Florianópolis, Santa Catarina, a Meu Copo Eco Indústria trabalha há mais de 10 anos atendendo a eventos de grande e médio porte, entregando serviços de injeção e decoração com a melhor qualidade do mercado. 

A Indústria possui técnicos com perícia em Serigrafia, Sublimação e In Mould Label, e oferece o serviço completo, desde a produção do molde, à injeção de plástico e à decoração do produto. 

Também conta com equipamentos especializados para atender necessidades em somente partes dos processos de decoração, como impressão de fotolito, revelação de tela, impressão de papel sublimático, finalização de arte ou consultoria com um de seus técnicos.

Conheça os serviços oferecidos pela Meu Copo Eco Indústria e solicite um orçamento.