Existem algumas escalas de padronização de cores, a mais conhecida delas é a escala Pantone
Colorimetria é o nome dado ao estudo científico das cores. A percepção das cores e própria colorimetria levam em conta três fatores:
Tonalidade: Intervalo de longitude da onda que faz com a entendamos as cores, como azul, amarelo, vermelho, etc.
Luminosidade: Luz ou falta de luz em uma determinada cor
Saturação: Indica o grau de “pureza” da cor. Quanto mais saturada, mais vívida a cor parece.
Entender a formulação das cores é fundamental para vários setores das indústrias, desde a comunicação visual de uma marca, ao marketing e decoração de produtos.
A cor, por si só, é um elemento capaz de garantir que o cliente reconheça uma marca imediatamente ao ver uma cor específica. Marcas renomadas são conhecidas de cara pela cor de seus produtos: Pense na Coca-Cola ou no Facebook, por exemplo. Tenho certeza que o vermelho e o azul dessas marcas vieram em sua cabeça.
Segundo alguns estudos, uma cor é capaz de aumentar o reconhecimento da marca em até 80%. Isso porque a percepção visual é o elemento principal que os seres humanos têm para dar sentido aos ambientes. Dessa forma, uma “simples” cor é capaz de desencadear uma sequência de pensamentos, emoções e sensações.
É por conta desse impacto causado pela cor que, ao decorar um produto, esta deve ser vista como elemento primordial para o alcance de bons resultados, boas vendas e claro, clientes mais satisfeitos.
Colorimetria na Serigrafia
Na serigrafia existam profissionais capacitados para o preparo da cor, para que o resultado seja exatamente como o esperado pelo cliente. Esse profissional, chamado de colorista, ao olhar para uma cor, sabe exatamente como ela se comporta em contato com as demais cores, e sabe como, ao realizar misturas, alcançar a cor desejada.
A colorimetria é uma ciência que usa da matemática para a padronização das cores. Isso facilita tanto o preparo da cor desejada, uma vez que se sabe como fazê-la, como a comunicação com o cliente. Existem escalas de padronização de cores, a mais conhecida delas é a escala Pantone.
Utilizando da escala Pantone, por exemplo, ao invés do cliente pedir uma decoração em serigrafia em amarelo, ele pode se referir a cor desejada de um jeito muito mais específico, como PANTONE 13-0647.
Isso facilita a comunicação e evita desentendimentos, pois informa ao colorista exatamente a cor desejada e garante ao cliente que seus produtos serão decorados com a cor que ele imagina.
Compreendendo as cores e como misturá-las, seu trabalho, além de ficar mais profissional, pode resultar na diminuição da ocorrência de erros e do desperdício de materiais , além de garantir a padronização das cores, gerando resultados previsíveis e confiáveis.
Afinal, na serigrafia, não basta apenas saber como conseguir uma cor, é necessário saber reproduzi-la quantas vezes for necessário e alcançar os mesmos resultados em todas as vezes.
Combinação e Harmonia de Cores
As cores primárias são chamadas de cores puras, não sendo formadas por nenhuma outra cor.
O vermelho, azul e amarelo são as cores primárias, eles não são formados por nenhuma outra cor. Já as chamadas cores secundárias, são o resultado das cores primárias misturadas. Ou seja, o alaranjado, resultado de vermelho + amarelo; verde, que é o azul + amarelo, e assim por diante.
Durabilidade e aderência devem ser os fatores principais na escolha da melhor tinta para serigrafia. Uma tinta para serigrafia de qualidade permite a decoração em diversos substratos, dos mais rígidos aos flexíveis, e de formatos variados.
Existe também o grupo de cores terciárias, que são as cores resultantes da combinação entre uma cor primária e uma cor secundária. O amarelo esverdeado e o vermelho arroxeado são exemplos de cores terciárias.
Além da combinação das cores, para fazer melhor uso das colorações, alguns conhecimentos devem ser aprendidos: é o caso de entender a diferença entre as cores frias e quentes, por exemplo. Enquanto as cores frias transmitem sensações tranquilizadoras, as cores quentes passam a ideia de dinamismo e alegria.
Outro ponto importante é conhecer como se dá a harmonização das cores. Existem diversas formas para alcançar essa harmonia, seja utilizando cores complementares, análogas, monocromáticas, etc.
Neste link, você pode conhecer o círculo cromático e entender um pouco mais sobre a harmonia das cores. O círculo cromático é bem intuitivo e fácil de compreender, vale a pena conhecer!
A Meu Copo Eco Indústria
Localizada em Florianópolis, Santa Catarina, a Meu Copo Eco Indústria trabalha há mais de 10 anos atendendo a eventos de grande e médio porte, entregando serviços de injeção e decoração em tempo recorde e com a melhor qualidade do mercado.
A Meu Copo Eco Indústria oferece serviços de impressão com dados variáveis em conjunto com impressão In Mould Label. Produtos com imagens em alta definição e sem limites de cores que garantem lembranças de momentos únicos e especiais.
Conheça os serviços oferecidos pela Meu Copo Eco Indústria e solicite um orçamento!